sábado, 28 de novembro de 2009

Censo revela dificuldade para concluir cursos

Dados sobre o Ensino Superior revelam que só 57% dos estudantes se formam em quatro anos

Em geral eles são estudantes de instituições privadas e optam cada vez mais por alternativas de ensino diferentes do tradicional, como o ensino à distância. Pouco mais da metade deles, entretanto, consegue se formar em quatro anos. É esse o perfil dos universitários brasileiros de acordo com informações divulgadas ontem pelo Ministério da Educação (MEC) a partir do Censo da Educação Superior de 2008.

O número de matrículas em cursos superiores no Brasil cresceu 10,6% em relação a 2007 – foram 5.080.056 em 2008. As instituições privadas também respondem pela maioria dos cursos: 17 mil, de um total de 24 mil. No entanto, o material divulgado pelo MEC destaca que o maior crescimento foi nas instituições federais, que apresentaram um aumento de 6,8% no número de cursos.

O dado mais preocupante do censo é o índice de conclusão de curso. Pouco mais da metade dos estudantes (57,3%) que ingressaram nos cursos em 2005 conseguiu se formar ao fim de 2008. As menores taxas de conclusão registradas em 2008 são de instituições privadas: 55,3%. Entre as públicas o índice é de 65%, chegando a 67% na rede federal.

Os cursos de educação à distância cresceram 96,9% de 2007 a 2008. Ao todo, são 727.961 universitários que optaram pelo Ensino Superior não presencial. No ano passado, 115 instituições ofereceram cursos dessa modalidade – 18 a mais do que em 2007.

O crescimento do número de matrículas, no entanto, não acompanhou a expansão das vagas. Em todo o país, foram registradas 1.479.318 vagas não preenchidas.

Por isso, pense bem antes de iniciar um curso a distância, pois os cursos nesta modalidade não são uma maneira mais fácil de conseguir o diploma. Você precisa ser muito mais disciplinado e ainda realizar mais atividades que no presencial. Se você se sente preparado para assumir esta responsabilidade, excelente! Corra e se inscreva para um vestibular da UAB e realize o seu curso a distância! Se não, deixe a vaga para outro que realmente queira fazer e faça jus ao dinheiro que é investido para este fim!

Este assunto é muito importante e ainda vamos falar mais dele por aqui!

Você encontra mais notícias como esta no Zero Hora. Vai lá e confere! Vale a pena!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

V1C