
A técnica de vivissecção consiste na dissecação de animais vivos para estudos. Sabemos que o uso de animais em pesquisa é outro assunto que dá algumas horas de debate, mas independentemente do que você acredita agora, vale pelo menos pensar rapidinho no seguinte:
É possível substituir animais por métodos alternativos no ensino. Existem inúmeros recursos tecnológicos eficazes, como maquetes que simulam o organismo humano, programas de computador interativos, além da observação e prática direta em pacientes humanos, sob supervisão de professores. Graças a esses recursos, a maior parte das faculdades da área da saúde em diversos países já aboliu o uso de animais. A Inglaterra o fez no século 19! Estamos no 21 e nada ainda de o Brasil enxergar o problema. Pelo menos o país já mostra alguns sinais: em agosto de 2007, a faculdade de medicina do ABC (SP) tornou-se a primeira a substituir totalmente os animais.
Resumindo: a técnica é cruel e ultrapassada. E é possível não fazer uso dela. Leia mais sobre o assunto. Pesquise também sobre o 3R.
Hoje, às 17h30, haverá uma manifestação de repúdio à vivissecção. Apareça em frente ao TICEN e participe, ou aproveite pra se informar com o pessoal que vai estar lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário