terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Por que não comprar um animal?

Primeiro de tudo, sem medo de floreio, porque não se compra um amigo. Quando você quer comprar uma roupa, faz sentido dizer que quer exatamente dessa cor, que tem que ter um babadinho aqui e um botãozinho ali. Mas quando você quer companhia, alegria etc., não dá pra dizer quem vai ser seu melhor amigo só pelo caimento do cabelo.

Em segundo lugar: você sabe em que condições são criados os animais postos a venda? Boa parte dos criadouros de cães (vamos tomar esse exemplo) são lugares sujos, clandestinos (é preciso ter licença, sabia?) e que tratam os animais como apenas reprodutores. Fêmeas passam uma vida inteira trancadas em pequenas gaiolas apenas engravidando e parindo. Informe-se e descubra a profunda tristeza que é um local desses. Enquanto isso, dê uma espiada na poodle reprodutora recolhida semana passada:



E em terceiro, mas não menos importante, porque há centenas de cães e gatos nas ruas. Centenas. Inclusive os famosos "de raça", porque seus donos cansaram e os abandonaram. No canil da prefeitura de Florianópolis há mais de 80, já cuidados, castrados e saudáveis. Em casas de protetoras, mais não-sei-quantos, também cuidados, castrados e saudáveis. Ou seja: você não precisa pagar 600 reais num cão de petshop nem precisa recolher um pobre sarnento vagando entre carros na rua.

Resumo da ópera: comprando um animal você não apenas deixa de ajudar um que precisa muito, mas ainda incentiva a criação e venda, aumentando cada vez mais o número de animais sem casa. Se você quer um bichinho, procure o último post sobre proteção animal e veja os contatos!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

V1C