Durante reunião realizada na manhã desta terça-feira, na Secretaria de Educação, ficou decidida a inclusão da cadeira de Educação no Trânsito na grade curricular das escolas de ensino fundamental do estado e municípios. O encontro reuniu a secretária Teresa Porto, o presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Rogério Onofre, e a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran, Janete Bloise. Até o meio deste ano, a matéria começará a ser ministrada em escolas piloto.
A introdução da disciplina relacionada à educação no trânsito na grade curricular é Lei aprovada pela Alerj, por iniciativa de seu presidente deputado Jorge Picciani, mas até agora não chegou às escolas. Para viabilizar a implantação da mesma na rede estadual de ensino, visando à redução da ocorrência de acidentes, o presidente do Detro, Rogério Onofre, sugeriu ao governador Sérgio Cabral liberar recursos do departamento à Secretaria de Educação.
- Não podemos nos omitir diante dos índices alarmantes das vidas perdidas em acidentes de trânsito. Sugeri ao governador Sérgio Cabral a implantação, o quanto antes, desta matéria nas escolas do estado, pois as crianças são excelentes multiplicadoras nas ações sócio-educativas. A ideia foi de imediato encampada por ele, que já determinou à Secretaria de Educação ações efetivas neste sentido - explica Rogério Onofre.
Na reunião de hoje, foi passado à secretária Teresa Porto uma sugestão de material didático voltado para as escolas do ensino fundamental, e tanto o Detro como o Detran se compometeram no auxílio à Educação para implementação da cadeira, provendo recursos para a aquisição do material e capacitação profissional.
Fonte: O GLOBO - Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário